CNEF realiza seminário sobre conciliação família e trabalho


A responsabilidade pela integração dessas duas realidades deve ser compartilhada: pelas pessoas envolvidas, pelo Estado e pelas empresas. Se cada qual se esforçar por facilitar essa integração, as famílias e a sociedade, como um todo, só terão a ganhar.

DSC_0143

No último sábado, dia 29 de novembro, a CNEF promoveu o Seminário Conciliação Família e Trabalho. O tema escolhido para o Seminário foi um dos temas propostos para reflexão por ocasião da comemoração do XX Aniversário do Ano Internacional da Família, em conferência realizada em março, em São Paulo.

Apesar de família e trabalho serem realidades humanas tão antigas quanto o ser humano, a sua conciliação tem encontrado muitas dificuldades e alguns desafios na vida de boa parte das famílias. Nesse sentido, Lígia Badauy, Presidente da CNEF, procurou refletir sobre como as transformações sociais ocorridas no ultimo século, principalmente o processo de urbanização e industrialização da sociedade, trouxeram novos desafios para a integração dessas duas realidades: família e trabalho. Os pais não trabalham mais em casa e a televisão tornou-se um dos principais meios de formação das crianças e dos adolescentes: essas duas questões são, hoje, um dos principais problemas sobre os quais os pais precisam se debruçar e encontrar soluções.

A busca por cargos e empregos com maior comprometimento de horário e por salários mais elevados, sobretudo em casais mais jovens, é algo comum na sociedade em que vivemos. Ao mesmo tempo, de forma paradoxal, a boa gestão dos recursos já disponíveis praticamente não ocorre. Como consequência dessa falta de planejamento, as dívidas acabam por se acumular e, junto com elas, as tensões entre os casais. Coloca-se a “culpa” na necessidade de se trabalhar muito, no entanto, segundo a DX Investimentos, esforçar-se por equilibrar o orçamento e os gastos da família definindo-se mais claramente os objetivos do casal, poderia proporcionar melhores resultados, para todos.

DSC_0249b

Na segunda Mesa do Seminário tratou-se de algumas boas práticas referentes ao tema Conciliação Família e Trabalho. Na palestra sobre teletrabalho e teleatividades, Joselma Oliveira Goulart procurou desmistificar algumas crenças sobre o trabalho em casa e compartilhou com os participantes do Seminário sua ampla experiência na área e na implantação dessa forma de trabalho em alguns órgão do governo. Segundo Joselma teletrabalho “é o trabalho realizado em lugar distinto do ambiente físico da organização, utilizando tecnologias apropriadas para execução de atividades passíveis de serem remotamente realizadas”. No contexto do Seminário essa forma de realizar trabalho traria grandes benefícios sociais por ser “socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto”, trazendo maior qualidade de vida para os teletrabalhadores.

Por fim, Paulo Tominaga, Diretor de Relações Institucionais da CNEF, demonstrou como diversas empresas tem se esforçado por facilitar essa integração entre família e trabalho. O ponto comum entre essas empresas é a percepção de que para o bom empregado o fator flexibilidade e a facilidade em integrar família e trabalho é muito importante para sua permanência na empresa. A responsabilidade pela integração dessas duas realidades deve ser compartilhada: pelas pessoas envolvidas, pelo Estado e pelas empresas. Se cada qual se esforça por facilitar essa integração, as famílias e a sociedade, como um todo, só terão a ganhar.

Veja abaixo os slides apresentados no Seminário.

Arquivos das palestras

Abertura do Seminário Conciliacao Família e Trabalho – 2014 – CNEF

Histórico e Perspectivas – CNEF

Teletrabalho e teleatividades – SOBRATT

Exemplos de conciliação família e trabalho no mundo – CNEF

Deixe um comentário